Publicado em 2017-05-15 13:03:56

Araraquara terá indicador para medir confiança da população com a economia

Pesquisa inédita na cidade será realizada mensalmente pelo Sincomercio e fornecerá subsídios para a tomada de decisão sobre investimentos

 O Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio) lança uma pesquisa inédita na cidade capaz de analisar a percepção da população em relação às condições econômicas atuais e suas expectativas para o futuro. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) será apresentado aos comerciantes, autoridades e imprensa na manhã desta quinta-feira (18) durante evento na sede da entidade.

 O presidente do Sincomercio, AntonioDeliza Neto, destaca que o levantamento estatístico servirá para que empresários, em especial os comerciantes, possam antecipar eventos futuros da economia e se planejar melhor. 

 “Com esse índice, buscamos analisar e acompanhar a opinião da população araraquarense sobre a economia. Estamos diante de um cenário econômico desafiador e o ICC será um grande aliado daqui para frente, fornecendo informações importantes para orientar a tomada de decisão sobre investimentos, estoques e produção”, afirma Deliza.

Sob a coordenação do Núcleo de Economia do Sincomercio, os questionários são aplicados pela Paulista Jr. Projetos e Consultoria, uma empresa administrada por alunos da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara, com o auxílio de docentes e parceiros.

De acordo com a economista do Sincomercio, Délis Magalhães, a partir da amostra, é possível perceber qual a tendência de consumo da população, um dado importante para comerciantes da cidade. “Se as percepções mensais forem aumentando, o empresário terá mais segurança para investir em seu negócio. Com a confiança por parte do consumidor maior, podemos dizer que as condições de vida da população também estão melhorando”, destaca.  

A economista cita, ainda, a importância do índice para outros segmentos da sociedade, como o poder público. “Os casos de queda acentuada da confiança, por exemplo, são um alerta para que se busque os principais motivos que abalaram o consumidor e, assim, poder atuar em frentes para melhorar a confiança da população”, assinala.

O levantamento do ICC em Araraquara teve início em abril e os resultados serão divulgados mensalmente, a partir da aplicação de um questionário em pontos de fluxo do município. A metodologia é a mesma utilizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para medir a confiança dos paulistanos. O ICC segue os moldes do indicador da Universidade de Michigan (EUA), criado em 1950.

O resultado das duas aplicações realizadas em Araraquara nos meses de abril e maio será apresentado durante o lançamento. Os índices ficarão disponíveis no site www.sincomercioararaquara.com.br, na guia de Serviços, que direciona para o Núcleo de Economia.

Lançamento do Índice de Confiança do Consumidor (ICC)

Data: 18 de maio de 2017, quinta-feira

Horário: 9 horas

Local: Sincomercio Araraquara

Rua Voluntários da Pátria, 1.435 - Centro

Informações: (16) 3334-7070 / sincomercio@sincomercioararaquara.com.br

www.sincomercioararaquara.com.br